terça-feira, 8 de novembro de 2011

A informática nos anos 80

No começo dos anos 80, um estudante americano chamado Bill Gates revolucionou o mundo dos computadores com a formação de uma empresa, a MICROSOFT, e com o lançamento do primeiro sistema operacional para os IBM PC XT, que foi denominado de Disk Operating System (DOS).
A partir daí, tanto o hardware (os circuitos que formam o computador) como o software (os programas) evoluíram muito rapidamente. Muitas empresas surgiram de ex-funcionários da IBM e da MICROSOFT. Duas empresas que deslancharam no ramo do hardware foram a COMPAQ e a ACER. Já na área de software, surgiram a BORLAND e a LOTUS. Esta última tornou os computadores mais aplicáveis às empresas, com o lançamento da primeira planilha eletrônica, denominada de 123.
De 1980 até os dias de hoje, muito mudou na Informática. Com a abertura de mercado no Brasil, os computadores passaram a entrar no país e serem utilizados cada vez mais por empresas nacionais.
No Brasil, durante a década de 1980, diversos fabricantes lançaram-se no mercado, com modelos semelhantes aos da linha Sinclair, Apple, TRS-80 e compatível IBM PC. Definiram-se, assim, quatro "famílias" principais. Os primeiros micros brasileiros surgiram por volta de abril/maio de 1981. Foi nessa época que a Dismac lançou o seu D-8000, um microcomputador semelhante ao famoso TRS-80 (americano), e foi logo seguida por outros fabricantes, grandes e pequenos, como a HP, Prológica, Microdigital, Digitus, etc. Mas isto foi apenas o começo de uma avalancha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário