terça-feira, 15 de novembro de 2011

O surgimento

Os computadores surgiram inicialmente com fins militares. Diversos circuitos eletrônicos foram utilizados no controle de naves espaciais pelos EUA. Desta forma, essa tecnologia possibilitou a exploração do espaço pelo homem e sua chegada à Lua.
Na década de 60, os supercomputadores (assim conhecidos devido a sua enorme capacidade de processamento) passaram a ser utilizados em empresas de grande porte, realizando o controle financeiro e administrativo.
Para se ter uma idéia da capacidade de processamento do primeiro computador (chamado de ENIAC), podemos compará-lo a uma calculadora de bolso. Entretanto, por ser este um computador totalmente valvulado (não existiam transistores, muito menos circuitos integrados), a energia necessária para alimentá-lo poderia iluminar uma pequena cidade. Para abrigar os seus circuitos, foi necessário fazer uso de um andar inteiro de um edifício.
Os primeiros computadores eram contruídos com válvulas, enormes, desajeitados, lentos, caríssimos e sujeitos a falhas frequentes. Com o advento dos transistores, os computadores tornaram-se mais rápidos, menores e mais confiáveis; mas eles ainda não eram acessíveis à maioria das empresas, devido ao seu alto custo. Na década de 60 surgiram os circuitos integrados. A eletrônica entrou em um processo de aceleração. Os computadores tornaram-se muitas vezes mais rápidos, mais baratos, mais eficientes e menores. Os microcomputadores, na realidade, também são computadores. Apenas recebem o nome microcomputador por serem equipamentos compactos, embora de dimensões muito reduzidas, possuem mais recursos funcionais do que muitos computadores de grande porte de uma década atrás.
ENIAC

5 comentários:

  1. Muito interessante a historia da informatica, bem contada, Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Bem legal o surgimento da informatica,explicado de maneira simples e direta.Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. ótimo esse blog parabéns

    ResponderExcluir
  4. otimo .mais informaçoes nao seria nada mal

    ResponderExcluir